Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Sociedade em Debate vem sendo publicada regularmente desde 1995 e a partir da implantação do Programa de Pós Graduação em Política Social, em 2006, entrou em uma nova etapa, procurando adequar-se aos padrões exigidos pelas instituições de fomento à pesquisa e formação acadêmica.

Em 2010 passou a ser também editada por via eletrônica e a partir de 2012 apenas nesta forma. É um espaço plural, divulgando e difundindo  as produções científicas relacionadas às Políticas Sociais produzidas pelos profissionais do Serviço Social e áreas afins. Os intelectuais, pesquisadores e alunos envolvidos com este campo do conhecimento tem, na Revista, um veículo para debater a reconstrução dos processos analíticos e interventivos que transitam pela competência profissional no plano teórico-metodológico, alicerçada em um componente ético-político face às exigências de uma sociedade justa e equitativa.

A reestruturação da mesma, realizada em 2006, contemplou duas questões: a endogenia da publicação, tornando-se mais plural em termos de colaboradores e temáticas e o esquema de divulgação e distribuição, tornando-se de abrangência nacional.

Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social do Centro de Ciências Jurídicas Economicas e Sociais da Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Editada pela EDUCAT – editora da UCPel, vinculada a ABEU – Associação Brasileira de Editores Universitários. Sociedade em Debate tem centralidade temática não exclusiva, abordando assuntos relacionados à realidade social contemporânea e objeto de preocupação do Programa de Pós Graduação em Política Social.

Se constitui em um espaço plural, divulgando, difundindo e debatendo as produções científicas relacionadas às Políticas Sociais e ao Serviço Social. Nomeadamente pretende influenciar uma nova cultura acadêmica na região, colocando em debate, como o seu próprio nome indica, a sociedade brasileira em suas vertentes sociais e econômicas, nas suas interfaces com outras culturas e etnias. Pretende, ainda, marcar sua produção como uma perspectiva crítica e atenta aos desdobramentos pelos quais vem passando a sociedade brasileira e, especificamente, o sul do país, que vem sofrendo, como todo o território nacional reiteradas tentativas de desmonte dos direitos sociais, tão arduamente conquistados.

Os intelectuais, pesquisadores e alunos do Serviço Social e áreas afins, terão em Sociedade em Debate um veiculo para reconstrução de processos analíticos e interventivos que contribuam para a qualificação de políticas sociais na perpspectiva emancipatória e para a defesa dos direitos humanos.

A periodicidade é semestral, podendo-se editar números especiais, abrangendo Anais de eventos e outras modalidades de publicação, aprovadas pela Comissão Editorial. Cada número deverá conter um editorial assinado pelo editor, ou por um especialista da área temática da publicação. O sumário também deve ser apresentado nos idiomas português e inglês. Publica artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês .

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos (Dissertações e Teses)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

- A Revista Sociedade em Debate trabalha com o "double blind peer review". Todo artigo submetido é avaliado por dois pares, de forma não identificada. Em caso de rejeição por um dos avaliadores, o artigo é submetido a um terceiro avaliaddor.

- Os artigos devem ser inéditos e a submissão à Revista significa não ter sido submetido a outro veiculo de publicaçao.

- Os avaliadores são, preferencialmente, professores de instituição de ensino superior, com titulação mínima de Doutor ou equivalente em termos legais.

- A avaliação dos artigos levará em conta; originalidade, ineditismo, concisão, rigor metodológico, estruturação lógica do artigo, clareza e boa redação.

 

 

 

Periodicidade

Periodicidade bimestral, com publicação unicamente online.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexação

BASES DE DADOS, DIRETÓRIOS E PORTAIS NACIONAIS:

- Diadorim

- Sumários.org

- Portal Livre!

- Portal de Periódicos da UCPEL

- SEER/IBICIT

 

BASES DE DADOS, DIRETÓRIOS E PORTAIS INTERNACIONAIS:

- CLASE

- Latindex

- DOAJ

 
Berita update - harianwartawansurat kabar nasional - beritareportaseharianberita terkini - harianberitaterkiniinformasi terbaru - informasiberitaharianberita hari ini - wartawanhariiniberita kriminal - kriminalharian


 

Qualis: B2 (Serviço Social), B5 (Direito), B2 (Interdisciplinar) e B4 (Enfermagem)