Linguagem, conhecimento e tecnologia: a enciclopédia audiovisual da análise do discurso e áreas afins

Bethania Mariani

Resumo


Objetiva-se apresentar a reflexão discursiva que está na base teórica do processo de produção de uma enciclopédia audiovisual virtual que tem como finalidade principal a divulgação de ciência. Trata-se da Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e em Áreas Afins, resultado de um projeto elaborado em 2013, que obteve recursos FAPERJ, e que, em 2016, foi ampliado e aprovado com financiamento concedido pelo CNPq.  Em todas as etapas iniciais, o trabalho foi desenvolvido coletivamente no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), que coordeno colegiadamente na Universidade Federal Fluminense (UFF). Com a renovação do projeto a partir de sua aprovação em edital universal do CNPq (Edital MCT/CNPq 01/2016), passamos a contar com a parceria do Laboratório em Estudos de Tradução (LABESTRAD) da UFF, coordenado pela professora Giovana Cordeiro Campos, como será exposto mais adiante.

Objetiva-se apresentar a reflexão discursiva que está na base teórica do processo de produção de uma enciclopédia audiovisual virtual que tem como finalidade principal a divulgação de ciência. Trata-se da Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e em Áreas Afins, resultado de um projeto elaborado em 2013, que obteve recursos FAPERJ, e que, em 2016, foi ampliado e aprovado com financiamento concedido pelo CNPq[1]. Em todas as etapas iniciais, o trabalho foi desenvolvido coletivamente no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), que coordeno colegiadamente na Universidade Federal Fluminense (UFF)[2]. Com a renovação do projeto a partir de sua aprovação em edital universal do CNPq (Edital MCT/CNPq 01/2016), passamos a contar com a parceria do Laboratório em Estudos de Tradução (LABESTRAD) da UFF, coordenado pela professora Giovana Cordeiro Campos, como será exposto mais adiante.


[1] O projeto Divulgação científica em Análise do Discurso: investigação e inovação com base nas novas tecnologias (Edital Humanidades, FAPERJ E-26/111.085/2013), durou três anos (2013 – 2016). Em 2016, a fim de dar continuidade ao trabalho, foi elaborado o projeto Produção da enciclopédia audiovisual virtual em análise do discurso e áreas afins: novos verbetes e legendagem para divulgação científica,que em dezembro de 2016 passou a contar com a aprovação do Edital Universal do CNPq e, até o presente momento, aguarda a liberação official dos recursos para despesas de capital e custeio.

[2] O Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF) foi fundado em 2008 e é coordenado de forma colegiada por mim mesma e pelas professoras Vanise Medeiros e Silmara Dela da Silva. O LAStem duas linhas de pesquisa centrais – Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas e, como objetivos gerais, além da formação de jovens pesquisadores, a discussão e a análise dos processos de individualização e de subjetivação bem como a organização de um arquivo digital com as mais diversas materialidades orais, escritas, visuais e digitais.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Qualis: A1 (Letras)

ISSN (impresso):1415-1928

ISSN (digital): 1983-2400

Indexadores: Modern Language Association of America, Cambridge Scientific Abstracts, Latindex, EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts.